Clube de Leitura da Edê

O que é o Clube de Leitura da Edê

O Clube de Leitura da Edê é um dos braços da Formação Continuada da Escola de Escritores. Tem como objetivo estimular a leitura de clássicos e literaturas contemporâneas, nacionais e estrangeiras, que possam contribuir para as pessoas autoras e ilustradoras com repertório e discussões acerca de desenvolvimento de personagem, estratégias de narrativa e construção de diferentes gêneros textuais. O Clube Edê vai acontecer por ciclos. Cada ciclo durará dois meses, terá uma temática específica e será composto por dois livros que serão discutidos em dois encontros online.

Como vai funcionar o Clube de Leitura da Edê

  1. Você precisa: a) ter os livros do ciclo ou b) adquirir os livros do ciclo ou c) pegá-los emprestados em uma biblioteca pública ou amigues.
  2. Se você já é ou foi alune, demonstre interesse falando com a Mai pelo Whatsapp. Caso ainda não seja alune e deseje nos conhecer, fala com a Mai pelo instagram: @maiara_pohka
  3. Aí você vai ler cada livro até a data do encontro correspondente. As datas do Ciclo 2 estão abaixo.
  4. Participar via vídeo de uma chamada online (links serão enviados no grupo de Whatsapp do Clube) no dia e horário combinado. A Mai vai mediar os encontros, trazendo informações relevantes a serem discutidas e abrindo para participação ativa do grupo.

Valores

O Clube de Leitura é gratuito para quem é ou já foi alune Edê. Para quem ainda não é alune, o valor é de R$ 9,90 por ciclo.

Ciclo 2 | Brasileirices Contemporâneas

Tônio Caetano é um autor expoente, que escreve do Rio Grande do Sul para o Brasil inteiro. Seus contos, já no início da carreira, foram agraciados em 2020 com o Prêmio Sesc de Literatura, e compõem a primeira coletânea do escritor que vamos ler, intitulada Terra nos cabelos, publicada pela Record. Também publicou outra coletânea, que já estava no forno no mesmo ano: Sobre o fundo azul da infância, pela Venas Abiertas, nossa leitura final deste ciclo, Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2021.

Tônio nasceu em 1982. É especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e servidor público municipal. É filho de Virginia e Armindo, pai da Safira e dindo do Guga, da Sarah e do Ique. Cresceu correndo com os seis irmãos pelas lombas da Vila Vargas, periferia de Porto Alegre. Segundo seu site, “É uma pessoa em busca da própria voz, do seu lugar na luta que cabe a cada um diante da página em branco, da realidade e de si”.

Datas dos encontros:

Terra nos cabelos → 30 de maio, terça-feira, 20h

Os contos de Terra nos Cabelos se propõem a uma espécie de investigação do íntimo, das descobertas do outro, e instigam o leitor a mergulhar na vida dos personagens. Tônio Caetano costura as histórias com um fio invisível em que a ambiência se amalgama a um sentimento difuso de inadequação, de não pertencimento”, escreve Marcelo Moutinho no texto de orelha da obra. (do site do Sesc)

Adquira o livro na sua livraria de preferência 🙂

Sobre o fundo azul da infância → 27 de junho, terça-feira, 20h

Sobre o fundo azul da infância fala de um guri, arregão, pirralho, pirralho dos infernos, ladrão, amigo, neném, “estanho”, filho, filhinho da mamãe, menino. O livro traz seis ficções curtas ambientadas no início dos anos 1990. Nelas, o leitor encontrará um menino morador periferia de Porto Alegre como centro. Ao brincar de pandorga, carteira, polícia e ladrão e carrinho de rolimã. Ao curtir um baile charme. Ao dar um passeio de bike na praia de Arambaré. A partir do olhar sobre a família, as amizades, a sexualidade e o crescer. Também, em meio a muitos desafios, a busca do se encontrar e do entender o mundo à sua volta, o mundo de um menino possível se faz. 

Adquira o livro por este link: https://www.editoracassol.com/product-page/sobre-o-fundo-azul-da-infância-de-tônio-caetano

Confere abaixo os ciclos que já rolaram

Ciclo 1 – Virou filme! Autores Britânicos

Seja descobrindo uma realidade paralela, onde tudo é bem mais legal (será?), com Coraline, ou se encantando com inesperados poderes (talvez?) mais úteis que sua aguçada inteligência de leitora ávida, com Matilda, vamos mergulhar em dois clássicos de autores britânicos que ficaram conhecidos como aclamados livros e depois com suas bem avaliadas adaptações para o cinema. Temos dois livros cujos títulos são os nomes de suas protagonistas meninas. Tanto Roald Dahl (A Fantástica Fábrica de Chocolate, Convenção das Bruxas, O Fantástico Sr. Raposo) quanto Neil Gaiman (Good Omens, The Sandman, American Goods) têm uma série de versões de suas obras para a telinha. Vamos descobrir se tanto investimento tem um motivo 🙂

Datas dos encontros:
Coraline → 14 de março, terça-feira, 19h30min
Matilda → 12 de abril, terça-feira, 19h30min