Pequeno histórico

Sempre gostei de contar histórias desde que aprendi a repeti-las de forma oral. Quando criança, me divertia inventando palavras e, quando jovem, vi que eu também poderia criar contos e poemas. Fiz parte do jornal da escola, fiz planos e rascunhos de vários livros que ficaram na gaveta e criei um blog pessoal e discreto para experimentar. Cheguei a começar a trabalhar em um jornal da minha cidade natal, Candelária, mas tive a surpresa de ser chamada já aos 17 anos para fazer parte da turma de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, onde me formei bacharel em Comunicação, exercendo variados cargos de estágio e trabalhos que incluíam revisão e diagramação em suas funções.

Voltando a Candelária, tive a experiência rápida novamente de fazer parte do outro jornal da cidade como repórter, e então fui contratada para atuar em Bento Gonçalves para atuar como diagramadora e secretária de revisão, podendo exercer atividades mais relacionadas aos meus interesses. Portanto, desde 2011, planejo, escrevo, edito e reviso profissionalmente, primeiro em jornais, depois com relatórios e projetos técnicos do Terceiro Setor. Trabalhei voluntariamente no Conselho Municipal de Política Cultural, e o emprego na área das organizações não governamentais me deixou muito próxima de uma biblioteca e seus projetos e atividades, participando, inclusive, da criação da Rede de Pontos de Leitura local. Escrevendo um dos projetos, consegui um prêmio nacional, o Todos por um Brasil de Leitores, para a Biblioteca Circulista David Callegari. Aproveitei minha estadia em Bento para espichar as pernas até Caxias do Sul, onde me especializei em Leitura e Produção Textual pela Universidade de Caxias do Sul.

Ao voltar para Porto Alegre (parte da minha infância foi aqui), entrei no Curso Livre de Formação de Escritores e publiquei um conto na coletânea Diálogos, da Editora Metamorfose, além de dar aulas de Inglês, cargo que também exerci em Bento Gonçalves. Desde então, busco me envolver com a arte literária, organizando, promovendo, escrevendo e divulgando.

Trabalhar com literatura de forma geral é simplesmente algo que acredito fazer com o afinco do compromisso aliado à alegria de uma paixão de vida inteira. 

Atualmente, trabalho de forma autônoma, como microempreendedora individual, revisando, editando, lendo criticamente, ensinando e fazendo algumas fotos e vídeos.

Maiara Alvarez