Pequeno histórico

Gosto de contar histórias desde que aprendi a repetir elas de forma oral. Quando criança, me divertia inventando palavras e, quanto jovem, vi que eu também poderia criar contos e poemas. Fiz parte do jornal da escola, fiz planos e rascunhos de vários livros que ficaram na gaveta, criei um blog pessoal e discreto para experimentar. Cheguei a começar a trabalhar em um dos dois jornais da minha cidade natal, Candelária, mas tive a surpresa de ser chamada já aos 17 anos para fazer parte da turma de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, onde me formei bacharel em Comunicação, exercendo variados cargos de estágio e trabalhos que incluíam revisão e diagramação em suas funções.

Voltando à Candelária, tive mais uma experiência rápida de fazer parte do outro jornal da cidade, mas logo fui contratada para atuar em Bento Gonçalves. Então, desde 2011, planejo, escrevo, edito e reviso profissionalmente, primeiro em jornais, depois com relatórios e projetos técnicos. Trabalhei voluntariamente no Conselho Municipal de Política Cultural, e o emprego na área do Terceiro Setor (organizações não governamentais) me deixou muito próxima de uma biblioteca e seus projetos e atividades afins, participando da criação da Rede de Pontos de Leitura local. Escrevendo um dos projetos, consegui um prêmio nacional, o Todos por um Brasil de Leitores, para a Biblioteca Circulista David Callegari. Aproveitei minha estadia em Bento para espichar as pernas até Caxias do Sul, onde me especializei em Leitura e Produção Textual pela Universidade de Caxias do Sul.

Ao voltar para Porto Alegre (parte da minha infância foi aqui), entrei no Curso Livre de Formação de Escritores e publiquei um conto na coletânea Diálogos, da Editora Metamorfose, além de dar aulas de Inglês, cargo que também exerci em Bento Gonçalves. Desde então, busco me envolver com a arte literária, organizando, promovendo, escrevendo e divulgando.

Trabalhar com literatura de forma geral é simplesmente algo que acredito fazer com o afinco do compromisso aliado à alegria de uma paixão de vida inteira. 

Atualmente, trabalho de forma autônoma como microempreendedora individual, revisando, editando, lendo criticamente, ensinando e fazendo algumas fotos e vídeos. 

Exerço as seguintes atividades: editoração de livros, ensino de idiomas, de arte e cultura; serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas; atividades de produção de fotografias, atividades de pós-produção de vídeos; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo.